sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como fazer... a Marmorização !


Passo a passo

O FUNDO DA PEÇA PODERÁ SER DE QUALQUER COR, DE PREFERÊNCIA A DA AMOSTRA EM SEU PODER. SUGERIMOS QUE SE INICIE PELO MÁRMORE COM FUNDOS BRANCOS E DE UMA SÓ COR, TIPO ACINZENTADO, PARA PEGAR A PRÁTICA NA TÉCNICA E OBSERVAR AS NUANÇAS QUE CADA UM REQUER.
Marmorização cor      textura Marmorização      Marmorização pintura


Com a peça ou a superfície com a base já pronta, como ilustrado na foto, dar uma demão de tinta - preferencialmente tinta esmalte, na cor de sua preferência.
A tinta deverá ser aplicada normalmente.
MÁRMORES COLORIDOS DEVEM SER FEITOS UMA COR DE CADA VEZ, PORÉM AGUARDANDO A TINTA ANTERIOR SECAR PARA NÃO BORRAR OU MISTURAR. CASO QUEIRA A MISTURA, ACRESCENTAR AGUARRÁZ AO PANO E "ESPONJAR" OU MOVER A TINTA COM O PRÓPRIO PANO.


a pratica da tecnica

Em seguida, com a tinta bem fresca, pegue o pano de malha dobrado, conforme especificado em "FERRAMENTA" , umedecido em aguarrás e inicie movimentos circulares.
MOLHAR SEMPRE O PANO EM AGUARRÁZ PARA QUE A TINTA FIQUE FRESCA ENQUANTO SE TRABALHA, COM O CUIDADO DE NÃO DISSOLVÊ-LA POR DEMAIS, A NÃO SER QUE O MÁRMORE ESCOLHIDO ASSIM REQUEIRA.

Marmorização diluiçao      Marmorização secagem

Caso a tonalidade da tinta não esteja de acordo, modificá-la como necessário, e reaplicar sobre a superfície ainda molhada.

TOMAR CUIDADO QUANDO USAR A MARMORIZAÇÃO COM MAIS DE UMA COR. DEVE-SE INICIAR PELA COR PRINCIPAL (A DE FUNDO). AS SECUNDÁRIAS, DEVEM SER APLICADAS COM PINCEL NAS ÁREAS EM QUE SE VAI PASSAR O PANO, RETOCANDO-O COM "ESPONJADO" AO SEU REDOR, UNINDO-O AOS VEIOS PRINCIPAIS, TAL QUAL NAS AMOSTRAS.

Em seguida, faça movimento com a malha, tentando juntar, por um lado e pelo o oposto, a tinta, como se fosse fazer veios, tais como os existentes nos mármores.
Marmorização      Marmorização retirar excesso
ao mesmo tempo em que se vai "juntando" a tinta fresca em veios, pode-se aproveitar o pano para fazer um esponjado ao redor destes mesmos veios.

Os movimentos poderão ser tais que os veios feitos de tinta tenham direções diferentes, uns cruzando, por vezes os outros, evitando-se repetições de veios paralelos, .
Marmorização

0 comentários:

Postar um comentário